segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

10 dicas para fazer a sua empresa crescer


Por Carlos Dias

 É claro que não existem fórmulas mágicas para o sucesso. Mas há algumas ações que sempre ajudam a melhorar seu desempenho como empreendedor. O site britânico iVillage  listou 25 dicas para administrar melhor seus negócios (principalmente se ele estiver começando) e a sua vida. O Empreendedores selecionou 10. Confira:



 Não entre em um negócio desconhecido, sobre o qual você não entenda nada. Se fizer isso, vai passar o resto da vida tentando alcançar os outros.

 Quando você encontrar alguém melhor que você, contrate-o.

  Separe seu trabalho da sua vida pessoal. Defina seu horário de trabalho e respeite-o religiosamente. Quando sair do trabalho, deixe um recado no seu telefone e uma mensagem automática no e-mail dizendo quando você dará retorno, mas dê uma alternativa de como encontrá-lo em caso de urgência.

 Separe uma hora por dia para pensar. Se você encher sua agenda com compromissos o dia inteiro, sua empresa nunca irá crescer.

 Utilize a internet. Anuncie em sites. Use e-mail. Envie newsletters. Tenha seu próprio site e divulgue-o em sites de busca como o Google.


Qualidade, metas e honestidade

Tenha em mente que o investimento inicial em um negócio é consumido rapidamente. Por isso, tenha certeza de estar coberto financeiramente por pelo menos dois anos.

 Escreva um plano de negócios para não perder de vista os seus objetivos e atualize-o todo ano.

 Não trabalhe por menos do que o mínimo necessário para sua saúde financeira. Mas procure dar descontos a consumidores ou clientes que assinarem contratos ou fizerem pacotes.

 Faça com que a qualidade esteja presente em todos os aspectos do seu negócio. Caso contrário, você poderá ser obrigado a fechar as portas.

 Desenvolva um bom relacionamento com o gerente do seu banco e seus credores. Demonstre um interesse sincero em resolver problemas. Pague o máximo que puder para quitar suas dívidas.
Por Carlos Dias


O crescimento tem relação com as seguintes variáveis:


 O mercado tem que ter potencial para crescimento. No Brasil, muitos setores tem esse espaço. Infraestrutura por exemplo. Obviamente, empresas podem crescer em setores com menos potencial, através da transferencia de share de seus concorrentes para si.


  • Time: É fundamental ter um time qualificado. Mesmo pagando salários melhores, a relação custo benefício será positiva para a empresa.

  •  Saber onde quer chegar: Temos que ter metas claras, quantificáveis e que devem ser estabelecidas pela cúpula da empresa em conjunto com os principais executivos. Isso independe do tamanho da empresa. Se a empresa for pequena, isso pode ser feito pelo dono em conjunto com os gerentes.

  • Controle do desempenho: Após o estabelecimento de metas, deve haver acompanhamento constante, de forma que o realizado seja o projetado. Obviamente, poderao ajustes serao necessarios. Sem problemas quanto a isso, mas as metas devem ser perseguidas.


  • Energia, Motivação e persistencia: O dono ou principal executivo deve ser motivado, otimista e com capacidade para contagiar o time. Isso é importante para superar os desafios e manter o time com energia para superar períodos dificeis. Nem tudo é conseguido rapidamente, daí a importancia da persistencia.


  • Trabalho em equipe: No geral, as empresas tem uma área comercial, de operações ou produção e administrativo financeira. A sincronia deve ser garantida e trabalhada o tempo todo. Isso cabe aos responsaveis por cada área ao principal executivo da empresa, um diretor ou proprietario.

  •  Fornecedores e Credores: o relacionamento deve ser proximo e transparente, a fim de garantir colaboração em momentos de baixa liquidez, que pode ocorrer com qualquer empresa.

  •  Cliente: Embora esteja em último lugar na lista, deve ser o foco de toda empresa.

Espero que essa postagem possa ajudar a voce amigo leitor,que desea abrir seu proprio negocio ou  melhorar-lo para obter um crescimento maior e sucesso!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo da Página ↑